segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Pirenéus-Picos 2017


Chegou a altura de revelar a minha Grande viagem desta temporada 2016/2017 que começou em Setembro com a Rota dos Faróis e mensalmente tem tido uma aventura até acabar na décima, a realizar de 10 a 18 de Junho com um dia extra o zero, que normalmente uso para fazer a aproximação à fronteira de saída do País. 
Vão ser dez dias de viagem divididos em quatro partes.
A primeira é a ligação de Mafra a Andorra, pequeno País entre França e Espanha, com principal destino turístico Andorra-a-velha, situada a mais de 1000 mts. de altitude, sendo a Capital mais alta da Europa na crista principal dos Pirenéus. Esta ligação vai ser feita com tempo e bem aproveitada porque temos pontos bastante interessantes pelo caminho.
A segunda parte da aventura e principal é a travessia dos Pirenéus, uma cordilheira no Sudoeste da Europa que criam uma fronteira natural entre França e Espanha, numa extensão de 430 kms. entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico. Vai ser numa alternância frequente entre os dois Países que vamos fazer o percurso descobrindo ao máximo todos os locais que vão referenciados no programa, e são tantos....
A terceira parte já com os Pirenéus nas costas começa em San Sebastian, no País Basco Espanhol à beira do Golfo da Biscaia, onde se iniciará a passagem pelos fabulosos Picos da Europa no Norte de Espanha.
Por fim a quarta parte, que pouco terá para contar, já que é o regresso a casa, numa maratona Riano - Mafra, com as indispensáveis paragens. Este Pirenéus-Picos planeado e organizado desde o passado Outubro, espera agora pela data da partida, para fazer equipa com a minha veterana Super Tenere, companheira de longa data e já habituada a estas distâncias maiores. 
Como todas as viagens as semanas e dias antes da partida são de enorme ansiedade, por muitas viagens que faça há sempre aquela sensação de que falta alguma coisa ou que algo não está bem com a mota. Os últimos preparativos foram montar pneus novos na ST, mudar velas porque o motor andava a falhar em baixas rotações, isto depois de ter feito revisão na marca á 2.000 kms., verificar mala de ferramentas com kit furos para pneus, cabos de bateria, mangueira gasolina, várias abraçadeiras, etc., preparar o essencial dinheiro bem como vários cartões bancários, verificar se a validade do cartão Europeu de saúde está em dia, comprar medicação básica para alguma anomalia que possa surgir como dores de cabeça ou estômago, constipações, e claro as dores musculares ou de corpo, saco de higiene pessoal, roupa para dez dias, com peças curtas para calor e outras mais quentes como precaução para dias ou noites mais frescas, calçado vão as botas da mota, um par de ténis e uns chinelos, equipamento impermeável já que não apanhar chuva naquelas zonas durante uma semana será muito improvável, material fotográfico com os vários carregadores para máquinas, tablet e smartphone, e assim se enche as três malas da mota.  Hotéis marcados através do BOOKING que permite além de conseguir bons preços, uma desistência de última hora sem custos.
E chegou o dia da partida, um dia antes, que normalmente intitulo de dia Zero, acaba por ser uma oferta que dou ás viagens que implicam a saida do País, fazendo a aproximação á fronteira, evitando assim que o primeiro dia seja longo e cansativo....Bem cedo junto do Convento de Mafra já com mota atestada e devidamente equipado, segue-se uma manhã de trabalho e a tarde terá como destino Castelo de Vide no Alto Alentejo. 
Dia 0 Mafra - Mem Martins - Marvão - Castelo de Vide - 321 kms.
O dia Zero o tal extra que gosto de implementar nas minhas viagens  fazendo a aproximação da fronteira, isto para quem vive a 300 kms. da saida de Portugal evita que o primeiro dia de estrada seja muito longo e cansativo. 
Depois de uma noite mal dormida com a habitual ansiedade nestas alturas, o dia começou cedo em Mafra com a habitual fotografia junto do Palácio Nacional, seguiu-se uma manhã de trabalho e depois  de almoçar no fast food mais próximo foi seguir caminho pela Ponte Vasco da Gama, Coruche, Ponte Sor, Montargil, Portalegre e Castelo de Vide sempre debaixo de um enorme calor, como tal na chegada à bonita Vila Alentejana segui directo para o hotel e aproveitar para relaxar na piscina, deixando a visita ao Marvão mais para o inicio da noite já mais fresco e com roupa mais leve, um clássico sempre muito interessante de visitar, até porque para lá chegar implica passar pela lindíssima estrada das árvores pintadas. De regresso a Castelo de Vide estava na hora de jantar e como a noite convidava a faze-lo ao luar assim aconteceu, uma volta a pé pela bonita Vila Alentejana e o merecido descanso se seguiu.

Próximo destino, Segóvia, uma Cidade que tenho imensa curiosidade em conhecer.
Dia 1 Castelo de Vide - Segovia 435 kms.
O dia hoje começou bem cedo, 7.30h. já tomava o pequeno almoço no hotel devidamente equipado para um dia de estrada que se previa quente, logo aproveitar as primeiras horas mais frescas era prioritário.
Poucos kms. depois aparece a placa de indicação "Espanha" e mais uma vez aquela sensaçao de liberdade apodera-se do meu pensamento, olho para o gps e o primeiro sinal de mudança de direcçao é 90 kms. pensamento imediato "seca de estrad
a", mas não! A N521 que segue até Caceres é espectácular, piso exemplar, curvas abertas, subidas, descidas e claro longas rectas, com a vantagem de ter pouco trânsito, nesse percurso duvido que me tenha cruzado com dez viaturas, isto incluindo as duas da guarda civil.
Depois autovia sem portagens até Plasencia onde tudo se transformou ao seguir caminho na N110, principalmente nos primeiros 50 kms. que são feitos a subir com curvas bem apertadas, até chegar ao topo da Serra Gredos onde se atinge os 1275 mts. de altitude. Curioso é que no vale onde vamos subindo predomina a plantação da cereja e nas pequenas aldeias que se passa o negócio é a venda dessa fruta, cheguei a imaginar-me já nos Picos da Europa mas isso ainda não é para já. O resto da N110 não deixa de ser interessante, mais rápida e sempre com grandes serras no horizonte algumas ainda com neve nos pontos mais altos.
Passagem por Ávila e as 14 horas em ponto estava à porta do hotel marcado para hoje já com a mota abastecida e um calor abrasador em Segovia. Foi tomar um banho, roupa leve e ir conhecer os famosos monumentos da Cidade, Aqueduto, Catedral e Alcázar. Jantar na esplanada e regresso ao hotel para o merecido descanso com a mota a marcar 35 graus às 23 horas locais, escusado será falar de temperaturas durante o dia.


Amanhã o dia é longo dedicado à estrada com a chegada aos Pirenéus
Dia 2, Segovia - Andorra-a-velha, 666 kms.
Hoje foi um daqueles dias de viagem que quem anda de mota e a utiliza para viajar melhor entende, teve do bom ao muito bom passando pelo menos bom.
A saida de Segovia já foi mais tarde que o costume, a recepcionista teimava que o pequeno almoço só podia ser servido após as 8.30h. Lá fui arrumando a bagagem na motas e uns minutos antes da hora estabelecida lá comecei então a comer. Os primeiros kms. de viagem, 188 mais concretamente foram até Soria na Nacional 110, estrada que  fiz na totalidade desde Plasencia até Soria, qualquer elogio a esta estrada será sempre modesto, a recomendar e a repetir! Nesta altura a temperatura andou abaixo dos 30 graus e rendeu muito bem a manhã. Depois lá continuei em direcçao a Saragoza com paragem em Tarazona num dos bares para refrescar a garganta e enganar o estomago com um bocadillo de presunto e queijo, uma das coisas boas em Espanha é que em qualquer bar se petisca e assim vai passando o dia sem estar uma hora sentado à mesa como no nosso típico almoço.
Com a passagem em Saragoza perto das 13/14 horas numa imensidão de vias rápidas que mais parecem um labirinto baralhando por completo o gps, lá me safei daquele pesadelo, este é só um dos motivos que evito ao máximo viajar de mota por grandes Cidades ou vias rápidas. Para ajudar o painel digital da mota começa a subir para cima de 35 graus de temperatura ambiente para não mais baixar. Entre Saragoza e Lleida é uma secura total, com 38 graus a NII é um sofrimento, nem de capacete aberto nem fechado, esqueci os radares e quis me despachar daquilo rapidamente.
Depois de Lleida aparecem as primeiras indicações de Andorra, no horizonte as enormes montanhas e tudo começa a ficar mais verde. Assim que se começa a atravessar os primeiros desfiladeiros e aparecem os enormes lagos mesmo à beira da estrada o chip muda automaticamente e esqueci que a mota continua a insistir em marcar 38 graus, que o meu fato apesar de bem ventilado me ofereceu uma sauna ao ar livre, que apesar de já ter bebido mais de 2 litros de água continuo a ter sede e até que as picadas das abelhas com o calor fazem uma comichão desgraçada, já nada interessa, vim para as montanhas elas estão ali e é lá que eu e a Super Tenere nos sentimos bem.
Chegada a Andorra pelas 17 horas com 666 kms. feitos desde as 9 da manhã, primeira bomba de gasolina foi para atestar, gasolina a pouco mais de um euro é de aproveitar. O hotel está bem localizado, com parque fechado e coberto, e já ao entardecer foi hora de procurar jantar e passear por Andorra a Velha. Optei por ficar aqui dois dias para amanhã com a mota mais leve poder absorver o maximo de toda a zona circundante.

Dia 3. Andorra, 261 kms. 
Aproveitando o segundo dia de estadia em Andorra la Vella, decidi ter um dia livre de programa, horários e gps. Fui andando e subindo e descendo os cols que iam sendo indicados nas placas. Andorra é pequeno e antes do almoço estava em Pas de la Casa onde aparece a fronteira com França, dei uma volta a pé pela Cidade, além de lojas nada mais tem para ver, petisquei alguma coisa no bar junto ao estacionanento onde tinha deixado a Super Tenere e fiz uma pequena incursão em França. Nesta zona as estradas estão sempre bem movimentadas com motos de várias nacionalidades, mas predominam as Francesas, Espanholas e algumas Inglesas, em Pas de la Casa questionaram-me se era Polaco por causa do P, não fosse esta zona um verdadeiro paraíso para quem se desloca em duas rodas. Com temperaturas já aceitáveis abaixo dos 30 graus fizemos 261 kms. sem preocupaçoes de destino ou horário. Quando o calor apertou voltei ao hotel para descansar, saindo mais ao entardecer para procurar umas luvas, já que as minhas decidiram dar por terminada a sua missão logo no inicio deste Pirenéus-Picos 2017, e jantar a tão desejada paella, exactamente na mesma esplanada onde em 2015 tinha desgustado o saboroso prato no regresso do Stelvio Pass. Andorra vai deixar saudades, senão for antes em 2019 conto voltar no regresso de alguma viagem.

Amanhã volta as tiradas programadas já que o hotel está marcado em Biescas, e é o inicio da segunda parte da viagem, com a travessia dos Pirenéus, vão ser três dias para o fazer até chegar a San Sebastian com muito para ver.




Dia 4 Andorra-a-velha Sort Viella Biescas 427 kms.
Mais um dia quente de viagem com quatrocentos e alguns quilómetros feitos em estrada de montanha num saltitar entre Espanha e França e num sobe e desce constante de cols para ultrapassar as montanhas que iam aparecendo no caminho, com muitas quedas de água, vários túneis que era a única altura que se sentia um ar fresco, muita curva e claro motas e mais montas por todo lado, escusado será dizer qual o modelo mais visto em todo lado, em cada dez oito certamente são GS's 1200, mesmo assim já devo ter-me cruzado com meia dúzia de XT's 1200.
A saida de Andorra dá sempre um pouco de tristeza, se há lugar que gostasse de viver era ali. A passagem da fronteira foi cedo sem qualquer tipo de controle, e assim que apareceu a placa com indicação Sort pela N260 voltou de novo o ânimo, ainda fresco com nenhum trânsito foi curtir a magnífica estrada ao máximo. Depois voltaram os cols com muitos ciclistas que não entendo onde vão buscar inspiração para passar por aquele "sofrimento", falamos de subidas de 15/20/30 kms. Incrível! 

Seguiu-se Viella, Saint-Lary-Soulen onde se sobe muito com uma vista deslumbrante e se passa para Espanha através de um túnel a descer de 3 kms. Já em Espanha retomei a N260 no km. quatrocentos e tal, a tal estrada onde esta manhã rolei nos kms. das duas centenas, Fiscal com uma paragem para um lanche rápido, Sorrosal onde ao ouvir o som de uma enorme queda de água não resisti fazer uma curta caminhada debaixo de um sol abrasador para ir ver a imponente cascata, seguiu-se  Biescas onde tinha alojamento marcado. Como era cedo cerca das 17 horas, refresquei-me e após uma troca de ideias com o recepcionista do hotel lá arranjámos uma volta de cerca de 75 kms. até ao jantar. Subi até Balneario de Panticosa numa das muitas estradas reviradas de montanha que tenho encontrado nesta Aventura, com muita queda de água pelo caminho, lá em cima a estrada acaba numa estância termal num imenso vale paradisíaco com um enorme lago rodeado de umas imponentes encostas verdes onde se vêm várias quedas de água vindas do topo.
Biescas situa-se no imenso Valle da Tena, uma zona de grandes montanhas e lagos gigantes, que amanhã aprofundarei melhor e será a continuação desta Aventura...
Dia 5 Biescas - Ordesa - Valle do Tena - Formigal - Gavarnie - Luz St. Sauver - 346 kms. Este dia 5 tinha no pograma 185 kms. e acabou por 346 marcados no painel digital da Super Tenere.

Saida cedo de Biescas em Espanha, decidi e bem fazer um desvio até ao parque nacional de Ordesa e Monte Perdido, até porque para lá chegar tinha que repetir os 27 kms. de curvas da N260 tanto para baixo como para cima, mas valeu bem a pena é uma zona num vale gigante com rio a vir das encostas, como estava folgado de tempo andei por lá perdido, no bom sentido claro, até estrada de terra fiz, supostamente acesso a um parque de campismo mas às tantas decidi voltar para trás.Uma das vantagens de viajar sozinho é mesmo essa, somos donos do nosso tempo, e gerimos tudo como entendemos, este estupendo acréscimo que introduzi ao programa inicial é a prova concreta disso mesmo.
De volta a Biescas onde tinha passado a última noite e de barriga cheia de curvas, novo abastecimento e segui pelo Valle de Tena, zona de muitos e grandes lagos de água azul e altas encostas verdes, uma zona a lembrar já os Picos da Europa em formato XXL, Formigal grande estância de ski no Inverno foi onde aproveitei para comer uns bocadillos de presunto e queijo numa esplanada paradisíaca com vista para um enorme lago. Depois foi um sobe e desce novamente de cols, quatro devidamente documentados através de fotos que poderão apreciar mais abaixo no Album, no terceiro Col o de Soulor, estava a 35 kms. do hotel, mas a descida estava cortada e obrigou-me a fazer um desvio de cerca de 100 kms. com passagem em Lourdes e tudo, atrasou a chegada ao hotel em duas horas e assim também está explicado o número extra de kms. para hoje.
Mas lá cheguei ao lindissimo hotel em Luz St. Sauveur, pequena aldeia, estrategicamente bem escolhida por estar a 20 minutos de Gavarnie. Banho tomado, roupa leve e de novo na mota no caminho que nos levava a um dos grandes momentos da viagem. São 20 minutos numa enorme garganta sempre ao lado de um rio e com as altas encostas com um verde escuro sem igual. Mota estacionada, apareceu uma Sra. de bicicleta a dizer que o parque era pago 1€, prontamente paguei. Casaco e capacete nas malas, levar só água e material fotográfico e lá segui, mais de uma hora certamente até ao incrível Cirque de Gavarnie, cheguei lá encharcado que o calor mesmo ao fim do dia apertava e bem. Mas valeu a pena, não sei se lá volto, mas aquele momento já fez compensar toda esta viagem, verdadeiramente impressionante, ainda por cima a hora que lá cheguei era a única pessoa por lá. De volta a mota e a descer até pareceu mais curto o regresso até à vila. Regresso ao hotel para o merecido descanso. 
Gavarnie é uma pequena aldeia Francesa situada no Parque dos Pirenéus a 1400 mts. de altitude. A cerca de uma hora de caminhada encontramos Le Cirque de Gavarnie, classificada como património Mundial da Unesco, uma queda de água de 422 mts. de altura, a maior da Europa. Para terem uma ideia as torres mais altas da ponte 25 de Abril sobre o rio Tejo têm 190 mts. acima do mar, esta cascata gigantesca tem mais do dobro. 




Dia 6. Luz St Sauveur - Lourdes - Biarritz - San Sebastian - Astigarraga - 355 kms.
Mais um dia de viagem que não sendo tão estimulante como os três anteriores não deixou de ser interessante. Como as previsões indicavam houve uma mudança radical na meteorologia, cerca de 10 graus a menos 
i ficando pouco acima dos 20, céu muito nublado e chuviscos em certas alturas, mesmo assim arrisquei não montar o forro impermeável do equipamento e não chegou água à pele.
Tinha dois cols previstos para hoje, no primeiro logo nos primeiros kms. apareceu um nevoeiro que mal se via, decidi prontamente abortar a subida, seria perigoso e lá em cima pouco ou nada iria ver. Decidi seguir directo para Lourdes, um local estilo Fátima mas em ponto mais pequeno, a Cidade em redor do Santuário é um mundo de hotéis, cafés, restaurantes, lojas, já tinha lido que é a Cidade Francesa com maior percentagem de hotéis por metro quadrado, não duvido! Mesmo assim tudo é calmo e sereno até a nível de trânsito com bastantes parques de estacionamento, viajar de mota tem certas vantagens, como poder estacionar perto da entrada sem pagar. Não sendo muito ligado a crenças religiosas senti em Lourdes uma ar de extrema tranquilidade, e claro é impossível ficar indiferente a toda a arquitectura do edifício, maravilhosamente belo.

Com uma enorme paz de espírito segui viagem, seguindo as indicações do gps e deixando a mota deslizar até porque trânsito era pouco ou nenhum. Adoro viajar nas nacionais Francesas, se bem que a gasolina apresenta preços ao nível de Portugal, mais de um euro e meio por litro, mas está tudo bem sinalizado, linhas no alcatrão bem marcadas, sempre um enorme verde em redor e quem anda de mota sabe o que é respirar esse ar fresco, aparentemente não há controlo policial, ao contrário de Espanha em que carros da guarda civil e policia estão e aparecem em todo o lado. O sentido da bússola era sempre Oeste até chegar a Biarritz e à margem do oceano Atlântico, aqui havia uma enorme confusão de pessoas e motas, sem procurar dou comigo e à Super Tenere na porta do recinto do Wheels and Waves, estava explicado! Devem ter estranhado uma mota daquelas com um fulano com traje adventure ali, mas como aquela nao é a minha praia segui o meu caminho.
Uns kms. à frente apareceu a indicação de St Jean de Paul. decidi ir ver e realmente a praia é maravilhosa. Pouco depois estava no hotel em Astigarraga, a cerca de 10 minutos de carro até San Sebastian, mais uma Cidade à beira mar neste enorme golfo da Biscaia, onde pelo cair da noite fui jantar e aproveitar para conhecer um pouco.
Assim terminou a segunda parte deste Pirenéus-Picos 2017, nos próximos dias estou em modo Picos da Europa, uma zona que domino bem, mas mesmo assim vou tentar criar alguns momentos originais.
Dia 7. San Sebastian - Potes - Fuente Dé - Ojedo - 456 kms.
Cada vez mais perto de casa, este dia 7 foi longo e bem rodado, 456 kms. no total, em que os primeiros 405 foram a ligação Astigarraga Ojedo onde tinha hotel marcado para este noite.
Com a manhã a começar chuvosa e fria, foi altura de montar forro impermeável no equipamento e calçar luvas de Inverno que vinham no fundo da mala para uma eventualidade destas. Chuva, nevoeiro, vento, frio, até soube bem para acalmar todo o calor suportado nos últimos dias, pessoalmente gosto de conduzir moto nestas condições, há uma maior atenção e entrega à máquina, parece que criamos uma ligação mais próxima, serras sem qualquer ser vivo à vista, algumas vias rápidas sem portagem, bastantes camiões nalgumas zonas, estradas só de uma faixa, o gps lá foi indicando o caminho para Potes. Já com as grandes montanhas à vista o céu começou a ficar azul novamente e o calor voltou. Deste caminho todo o melhor foi mesmo os últimos 50 kms. até Potes na estrada que vem de Plasencia, na subida da montanha Palentina em que no topo a 1450 mts. de altura se encontra o mirador Piedras Luengas com uma vista descomunal, são 25 kms. a subir outros tantos a descer sempre com a mota inclinada, um delírio para quem tiver oportunidade de a fazer.


Chegada ao hotel antes das 14 horas, 405 kms. feitos e devidamente documentado como gosto de fazer nas minhas viagens, ouço muitas pessoas dizer fui aqui e ali de mota, mas registos desses feitos são poucos ou nenhuns, além da minha paixão por fotografia, como é óbvio. Almoçado e com duas paragens para abastecimento outras tantas para as fotos do costume que ajudam a esticar as pernas, refrescar a garganta e verificar se na mota está tudo nos conformes. Foi deixar a bagagem e seguir para Fuente Dé, já lá tinha estado mas nunca subi no teleférico, hoje estava decidido que o iria fazer, à troca de 17€ ida e volta numa viagem que não dura mais de 4 minutos lá fui e realmente não faz a mínima impressão, até faz mais ver o teleférico cá de baixo ou lá de cima suportado pelos cabos do que lá dentro. No topo vista é deslumbrante principalmente num dia de céu limpo como tive a sorte de apanhar hoje. No regresso ao hotel parei na bonita Vila Potes para lanchar/jantar já que já eram 18 horas locais numa bonita esplanada com vista para a ponte Romana, já no hotel até ao entardecer relaxamento total na piscina do hotel.
Segue-se um dia totalmente dedicado aos Picos da Europa na terceira parte desta aventura. É a quinta vez que cá venho, já cá estive duas vezes com a V-Strom, uma de carro, outra de XT que desta vez bisa a zona, e até acredito que ainda cá volte mais vezes, por isso será um dia para revisitar lugares que tanto adoro...
Dia 8, Ojedo - Sortes - Covadonga - Cangas de Onis - Riano - Huergano - 260 kms.
Hoje dia nos Picos da Europa, terminando assim em Huergano a 8 kms. de Riano a terceira parte deste Pirenéus-Picos 2017.
O parque Nacional Picos da Europa já não me cria grande expectativa, esta foi a quinta vez que visitei a zona, mas dá-me uma enorme satisfação sempre voltar a este enorme conjunto de montanhas cheias de desfiladeiros e estradas em forma de serpente. Comecei o dia com a subida até Sortes, numa estrada fabulosa, lá encontram-se uns bares e lojas de recordações, café tomado e toca a descer, desfrutando da mota mas sempre com atenção aos animais que livremente se encontram na estrada. Passagem pelo vale de Poncebos, outra obra conjunta da natureza com o homem digna de se elogiar e apreciar. Covadonga onde encontrei o simpático casal amigo Miguel e Silvia, dois dedos de conversa, visita à bonita capela embutida no rochedo, e toca de subir mais 12 kms. em direcçao aos lagos, o primeiro que se encontra é o Enol, o seguinte estava cortado o acesso e com o calor que fazia nem pensei em fazer a caminhada até lá, espectacular o cenário verde com a água, as montanhas e as vacas ali à solta já familiarizadas com a presença de pessoas.

Segiu-se Cangas de Onis, onde voltei a encontrar o grupo de Portugueses que acompanhavam o Miguel e a Silvia, umas recordações compradas, um gelado comido e de novo estrada de montanha com muitas curvas até Riano, quase 80 kms. num gigantesco vale com destaque para o dos Beyos, uma maravilha para quem anda de mota. O hotel para hoje, noite de despedida dos Picos é em Boca de Huergano na entrada dos Picos, mais ao entardecer voltei a pegar na mota e ir ver o enorme lago de Riano já com o sol a por-se. Jantar no hotel, bom por sinal com comida típica da zona, tal como faço questão de fazer por onde passo.
Mota atestada, amanhã quarta e última parte da viagem, numa longa maratona Riano a Mafra, mais de 700 kms. em que paragens só serão mesmo as indispensáveis.
Dia 9 Riano - Mafra, 827 kms.
Último dia de viagem, e quarta parte da aventura, a ligação directa de Boca de Huergano a Mafra, segundo o GPS seriam 770 kms. para tal, decidi levantar cedo, tomar o pequeno almoço e seguir em ritmo aberto nas primeiras horas do dia. mais frescas e menos trânsito. A estrada junto da barragem de Riano é fabulosa, depois é continuar em direcção a Leon, Zamora, Salamanca, Cuidad Rodrigo, sempre com vias rápidas não pagas. Com quatro horas rodadas, em que houve duas paragens para abastecimento estava na fronteira de Portugal, com 420 kms. feitos.

Em Portugal segui pela estrada nacional, tal como em toda a viagem, e as que faço, uma das regras é não pagar portagens, só assim se conhece e absorve todos os locais por onde se passa, Penamacor Castelo Branco, Vila Velha Rodão, Nisa, Ponte Sor, Couço, Montijo, Loures e Mafra, num total de 827 kms. debaixo de temperaturas abrasadoras, chegadas a Mafra pelas 17 horas.

Foi com alguma tristeza que na entrada em Portugal encontrei o céu com bastante fumo no ar e um cheiro intenso a queimado, na passagem pela serra da Malcata cheguei a pensar que seria fogo por ali, só numa paragem que fiz em Vila Velha de Rodão para comer alguma coisa num café vi na televisão as noticias da tragédia de Pedrogão Grande, o resto da viagem foi com essa mágoa na cabeça.A mãe Natureza tanto nos dá o melhor como tive oportunidade de receber na passagem nos Pirenéus e nos Picos da Europa, como nos castiga severamente, e quanto a isso o homem nunca será capaz de se proteger. 
Chegado a Mafra depois de 4.362 kms. feitos em dez dias numa média diária impressionante, para terem uma ideia fora dezassete abastecimentos, uma grande satisfação de mais um objectivo antigido sem azares ou avarias.
Senão for antes, voltamos em Outubro com novo destino....

ALBUM DE FOTOS

Total de kms.: 4.362
Mota: Yamaha XT1200Z
Média consumo: 4.6 lts./100kms.

Despesas:

- Hoteis - 382€
- Gasolina - 303€
- Alimentação - 434€
- Outras - 34€

Total: 968€

(Total estimado antes da partida: 1000€) 

7 comentários:

  1. Olá Carlos.
    Grande "malha", nestas coisas do moto-turismo/aventura, existem os que fazem e os que dizem que vão fazer... um dia. Dou o maior valor aos primeiros, pelo que estou a tratar de acompanhá-los. Não sou grande adepto do facebook, mas fui seguindo as peripécias da aventura, pois estou a contar ir à "Catedral" (Picos da Europa) em breve. Ainda estou a tratar do equipamento que considero indispensável para viagens mais longas e a coisa está a compor-se.
    Nas fotos do painel de instrumentos da ST, aparecia sempre o modo S e a "bicha" só fez a média de 4,6lt/100Km, mas isto é real após 4.362Km???... coisa m`a linda que eu comprei.
    Só uma sugestão, a narrativa desta viagem no blogue é quase um copy- paste do facebook, penso que o blogue merece uma abordagem diferente... à consideração. Bem, a prosa já vai longa, saudações "motociclisticas", venha a próxima e `bora lá aproveitar a vida, porque é umas férias que a morte nos dá e já não estamos a caminhar para novos.

    Ah! só mais uma coisa, como é que foi feita a ligação do teu GPS na ST? - Comprei um Tom Tom Raider 410, este fim de semana e aquilo vem com um fio com um terminal com dois fios pendurados para ligar à moto.
    Se ligar via USB com um "isqueiro" próprio da marca na tomada de 12v da ST, não é mais simples e funcional?

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    1. Bom dia Miguel.
      Desde já agradeço as simpáticas palavras.
      Realmente para já a crónica aqui do blogue é um copy-paste do facebook, como deves calcular seria uma tarefa complicada lembrar-me de tudo que uma viagem destas contém, daí o auxilio do face para ir relatando diariamente o acontecido e ser mais fácil depois transpor para aqui, com tempo vou actualizando o texto de blogue e corrigindo certos erros que no cansaço e emoção do final de via de viagem nem nos apercebemos. Mas por enquanto ainda estou na fase de "digerir" tudo e é muita coisa!
      Quanto á tua ideia de ires aos Picos da Europa, só posso dizer, vai! Se bem me lembro foi a minha primeira grande viagem fora de Portugal, ainda com a V-Strom, a partir daí a porta ficou aberta e muitas mais viagens fora de portas aconteceram.
      O consumo realmente no total foi de 4.6 lts. aos 100, mas chegou a marcar 4.4. É um consumo que a maioria tem dificuldade em entender, mas nem deve ter muito a ver com a mota em si, mas mais com o estilo de condução, eu vejo lá a malta nas montanhas é sempre a acelerar para cima e para baixo, duvido até que vejam ou absorvam alguma coisa da área circundante, pessoalmente prefiro rolar no meu ritmo calmo, ir parando aqui e acolá, em estrada aberta mantenho-me nos meus 120/140 kms. hora sem grandes arranques. Acho que o segredo está aí.
      A ligação do GPS está directa á bateria, não sei se será prático ligar à tomada por causa da chuva, além de ter que andar sempre a ligar e desligar fichas, em viagem é de evitar o máximo de coisas a atrapalhar, vais ver que ao final do dia agradeces.
      Cumprimentos
      Carlos Tavares

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  2. Boa tarde Carlos,

    antes de mais, um excelente artigo sobre a viagem, numa excelente moto, ou eu não tenha uma igual.
    Não deixa de ser curioso como não nos cruzamos nesta tua viagem, visto termos andado quase sempre pelos mesmos locais nesse periodo (nós saímos a 9 e regressámos a 16). Com um grupo de amigos (um deles teu "vizinho" de Mafra - João Borges), também realizamos uma volteca pelos Pirineus, onde fomos ao Parque Natural de Ordesa-Monte Perdido, e daí para Andorra, via Viella, depois passámos para França com destino ao Tourmalet e Gavarnie, Lourdes (visto o Col d'Aubisque estar encerrado) e Biarritz, com destino final nos Picos Europa.
    Em relação ao comentário acima, do Miguel, nós fizemos quase 3.700 km's, e tenho um consumo médio de 4,6 lts/100. E sempre no modo "S".

    Um abraço e continuação de boas voltas.

    Carlos Conceição

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Parabéns pelo seu relato, não conhecia este blog, surgiu na busca de relatos de viagem de moto pelos Pirineus. Vou retirar daqui alguns locais que pretendo visitar este ano. Obrigado pela partilha

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  5. Parabéns ,

    Com sua licença vour utilizar algumas dicas na minha viagem aos Pirinéus. Obrigado pela partilha.

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  6. Parabéns!
    Não conhecia este blog, apenas surgiu quando estava à procura de ideias e percursos para fazer de Vila Real (Norte) aos Pirenéus. Será que não pode disponibilizar o percurso GPS.
    Muito obrigado e obrigado pelo relato!

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