sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Feriado Alentejano II

Lembrando o dia 8 Dezembro de 2015, esta será a segunda edição do Feriado Alentejano!
Destino Sul de Portugal, objectivo andar de mota com perspectiva de ser um dos dias mais longo de 2017, isto no que toca a fazer quilómetros e horas de condução. Provavelmente o último desafio deste ano, com um programa recheado de pontos de interesse, boas estradas e nunca esquecendo a vertente gastronómica da zona.
A ideia foi juntar alguns dos meus melhores amigos das duas rodas, aqueles que me acompanham nestas voltas à já alguns anos e que sabia à partida estarem aptos para um dia duro, que podia ter frio, chuva, vários tipo de estrada e outras possíveis adversidades. Responderam positivamente ao convite o António Carvalho e a sua majestosa Africa Twin 1000, já rodamos juntos desde 2006 com imensas histórias para contar desde então, o António Viegas com a sua inseparável Triumph Tiger 1050, as aventuras feitas juntas davam para vários dias de conversa, desde duas idas a Marrocos, uma N2, e muitas outras e o Paulo Simões com a sua robusta Yamaha XT660Z, temos um percurso semelhante e longo nas motas e quanto toca a andar de mota é de contar com ele!


A manhã começou cedo e com chuva em Mafra, mas a caminho do Montijo foi secando apesar do céu bastante nublado, em contrapartida a temperatura estava amena ao contrário dos últimos dias bastantes frios. Oito horas e meia os quatro aventureiros bem dispostos e prontos para partir no Montijo com direcção Sul de Portugal.
Seguindo pela estrada Nacional sem qualquer tipo de trânsito neste feriado em que se comemora o dia da Imaculada Conceição, passámos por Pegões, Vendas Novas e em Montemor-o-Novo houve a primeira paragem para café e abastecimento já com o céu a querer mostrar boas abertas.
De Montemos a Ferreira do Alentejo são 76 quilómetros na N2, que curiosamente nos marcos da estrada está indicada como "R2", até ao Torrão o piso está num estado exemplar depois perde um pouco de qualidade até Ferreira mas com a vista para as enormes planícies Alentejanas é o que menos importa, separámos-nos em dois grupos para podermos aproveitar ao máximo este magnifico troço.
Depois IP8 por Beja até Serpa onde voltámos a reabastecer e depois de umas voltas pelas ruas estreitas da Cidade seguimos direcção ao Pulo do Lobo, cerca de 20 quilómetros numa estrada estreita mas alcatroada num sobe e desce constante entre colinas até aparecer a placa á direita "Pulo do Lobo 2 kms." em terra batida até nos depararmos com um cenário incrível com o enorme desfiladeiro rochoso onde corre o rio Guadiana direcção ao Sul. Apesar do desvio tanto por este lado de Serpa onde a vista é de cima como do lado de Mértola onde se contacta mais directamente com as enormes e barulhentas quedas de água, vale a pena o que se anda para procurar esta obra prima criada pela Natureza.
Com a vista bem regalada com tanta beleza natural absorvida no Pulo do Lobo, estava na hora de procurar o almoço, marcado para o restaurante Arcada  em Safara para as 13 horas. Mais um pouco de terra, muita curva, imensas e longas rectas e com trinta minutos de atraso

estávamos em Safara depois de termos estado a seis quilómetros da fronteira com Espanha. Um bom almoço com aquelas conversas sobre motos que tanto gostamos e já depois das 15 horas estavam os quatro Aventureiros prontos para o regresso a casa, e se o Sol nos acompanhou durante a manhã a Sul nesta altura o céu carregado fazia acreditar que a chuva mais tarde ou cedo iria acompanhar-nos.
















Amareleja, Póvoa, e paragem na nova Aldeia da Luz, junto ao Alqueva onde a água apresenta níveis muito baixos, mas a serenidade que aqui se sente é única e recomendável, além da zona ribeirinha fomos também à Igreja da vila
para depois seguirmos em ritmo calmo para se apreciar bem as lindas paisagens Alentejanas até Reguengos.
Ai é obrigatório apreciar todo o esplendor do Alqueva ainda para mais quando o céu apresenta um panorama como o deste dia.  Referência ainda para o monumento criado em chapa como homenagem ao Cante Alentejano, não é de estranhar ver os imensos turistas que por ali passam posarem junto dele e os nossos motociclistas de hoje não foram excepção.
















O próximo e último ponto de interesse para hoje, até porque o dia ia escurecendo a passos largos era a uma curta distância, Cromeleque do Xerez, para quem conhece o Cromeleque dos Almendres perto de Èvora este poderá ser considerado uma miniatura, mas não deixa de ter a sua beleza até pela zona desafogada e seca onde se encontra.
Ainda sem chuva, devidamente equipados agora era altura de rodar mais solto com próxima paragem programada em Vendas Novas. Depois de Évora fomos brindados com o pior inimigo da estrada, nevoeiro que nos fez abrandar o ritmo para manter o nível de segurança adequado à situação.
Em Vendas, terceiro abastecimento do dia e a tão tradicional bifana da zona, alguns de nós ainda cheios do almoço optaram por coisas mais ligeiras, mas a ideia era descansar um pouco e fazer as despedidas desta aventura, onde o nevoeiro começou a desaparecer. Em Pegões o António seguiu em direcção a Vila Franca de Xira, no Montijo o Viegas tomou o caminho de sua casa e depois da ponte Vasco da Gama o Paulo desviou para a 2ª circular e eu com a XT fiz um pouco da A8 até Loures para na N8 chegar a Mafra pelas 20.30h.
com mais 651 kms. do que na partida de manhã. De salientar que a chuva que encontrei de manhã à saída de casa foi a mesma que apanhei no regresso, tanto na quantidade com trajecto.
Muito mais havia a dizer sobre esta segunda edição do Feriado Alentejano, mas fica a certeza de um dia bem passado com óptima companhia.
Venha agora 2018 e ideias novas porque viver num País tão bonito e com este clima é um privilégio!
ALBUM DE FOTOS


Sem comentários:

Enviar um comentário