segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Marvão 2016

Primeiros dias de Outubro, um e dois, inicio do Outono de 2016, altura de mais uma viagem de mota, desta vez um clássico sempre muito desejável, Marvão, situado junto a Espanha no Alto Alentejo, distrito de Portalegre, no topo da Serra do Sapoio, a uma altitude de 860 metros.
No caminho até á bonita vila Alentejana temos como pontos de interesse, Belver e o seu castelo e Castelo de Vide onde será a base de descanso para Domingo, já no regresso levamos Portalegre e Évora Monte como pontos de passagem e visita.
A mota escolhida foi a já veterana Yamaha Super Ténéré 1200, confortável, boa autonomia e consumos, potência disponível em toda a faixa de rotação do motor, com uma boa capacidade de carga, tem tudo para tornar estes dois dias de viagem bastante agradáveis.

O inicio da viagem bem como o fim foi em Mafra, como é habitual. Depois de uma noite mal dormida, criada pela ansiedade normal nas vésperas destas aventuras, lá fomos até ao Convento de Mafra para a habitual foto. A vontade era partir já, mas ainda houve uma manhã de trabalho em Mem Martins e só depois demos a partida oficial, com rumo a Vila Franca de Xira para transpor o Rio Tejo e seguir por estradas Nacionais até Muge, onde no Silas nos esperava uma bela bifana para o almoço, faz tempo que ouço falar destas bifanas e não desiludiram, muita escolha de ingredientes para acompanhar, tamanho avantajado e preço acessível, fiquei cliente.

Seguindo pelo Ribatejo, pouco trânsito, algum vento, lá se ia galgando estrada, ao passar no Arripiado, aldeia ribeirinha, decidi fazer um pequeno desvio, que acabou valer os minutos que demorámos a tirar uma foto no enorme largo com calçada Portuguesa á beira do Rio Tejo.

E foi junto ao Rio Tejo que continuamos num infindável número de curvas, em que a Super Tenere se mostrava disponível para dar ao piloto um sorriso dentro do capacete, esta N118 é uma verdadeira perdição para os amantes de motas. O próximo destino era Belver, para isso optei por transpor o Rio Tejo através da estrada metálica da Barragem de Belver, o Castelo esperava pela minha visita. Depois de uma infindável escadaria encontramos o Castelo, bem tratado, com segurança e uma entrada de 2€, merece sem dúvida uma visita, dali se obtém excelentes vistas sobre o Rio Tejo como poucos o conhecem.
Já satisfeito pelo prazer que é visitar um Monumento deste calibre, a mota esperava por mais uns kms. e Castelo de Vide, onde iria dormir esta noite era o destino que se seguia, antes da entrada na Vila do lado direito há o desvio para a Ermida da Nossa Sra. da Penha, e foi para aí que segui, já que ainda havia luz do dia e o tempo tem que ser bem aproveitado.

A vista aqui do cima da Serra de São Paulo é magnifica sobre Castelo de Vide e todo o Alto Alentejo.

O Hotel Sol e Serra esperava por nós, XT estacionada á porta, foi altura de instalar no quarto, e dar um rápido um mergulho na piscina, muito provavelmente o último deste ano, porque o Outono está aí e os dias cada vez mais frios, um banho quente, mudar de roupa e toca a pegar de novo na mota e ir para Marvão, destino principal desta viagem. Mossassa era o Evento que me esperava na parte alta da fortaleza Alentejana, uma feira estilo mediaval, com comes e bebes e muito artesanato á venda. Não perdi muito tempo, já que a noite estava fria e tinha preferido encontrar a vila mais vazia. Regresso a Castelo de Vide para jantar numa esplanada uma deliciosa carne de porco á moda Alentejana. Um passeio nocturno pela vila, onde se compreende o porquê de ser considerada a Sintra do Alentejo, vários pormenores
maravilhosos por todo lado, fontes, igrejas, estátuas, jardins, adorável! Mas de manhã com sol queria voltar a ver tudo e claro visitar o castelo da Vila, fabuloso, com 2 museus, burgo mediaval e com acesso ao topo da torre principal onde nos perdemos com a vista que alcançamos. Por muitas vezes que o visite, parece sempre ser uma novidade.
A Serra de São Paulo com a sua Ermida, vista da torre do castelo:

Regresso ao hotel, arrumar a mala e hora de montar a Super Tenere e continuar a nossa viagem, Portalegre, Estremoz, Evoramonte, Montemor, Vendas Novas já na hora de almoço que não deixámos passar a oportunidade para degustar duas bifanas acompanhadas de uma Imperial, Pegões, Vila Franca de Xira e chegada a Mafra por meio da tarde, sempre fora das Auto estradas.
Portalegre:

Estremoz:
Évora Monte:

E a chegada sempre gratificante a Mafra, com mais de 600 kms. feitos nestes dois dias:

Mais uma vez tentámos fazer uma viagem de baixo custo, tentando ver muito e gastar pouco.

kms. feitos - 610

Despesas :
Alimentação - 25.60€
Gasolina - 50€
Dormida - 24€
Entradas Monumentos - 3€

Total : 78.60€

Em Novembro voltamos de novo á estrada!