É da N9-2 que vos quero escrever, a estrada que liga Mafra ao Gradil, mais concretamente da Paz ao Gradil. São apenas 10 kms. mas de uma qualidade acima da média, principalmente para quem anda de mota e gosta de estradas reviradas com bastantes curvas.
Apenas a 40 kms. de Lisboa temos Mafra, com o seu imponente Palácio Nacional, vários jardins, e a Tapada de Mafra a poucos minutos de distância, talvez a meio desta N9-2 na zona mais baixa da Serra.
Final de Dezembro, um dia de sol e temperatura a rondar os 15 graus, cenário perfeito para andar de mota, e esta é uma grandes vantagens deste cantinho da Europa para os amantes das duas rodas, ainda para mais quando a Natureza nesta zona está mais verde do que nunca. Peguei na Triumph Sprint ST1050 e lá fomos á procura de diversão, condições para isso estavam criadas.
Logo á entrada da N9-2 encontramos o marco com a indicação do km 0 até ao Gradil, o cenário que nos acompanha é maravilhoso, tanto pelos campos agrícolas como pelos montes da Tapada de Mafra. Piso arranjado recentemente, com boa aderência, são assim estes 10 kms. sempre com curvas mais ou menos apertadas ou inclinadas, num sobe e desce constante, uma delicia para o motor de três cilindros da marca Inglesa, ainda para mais porque o trânsito é pouco ou nenhum nos dois sentidos. Ter em atenção alguma humidade que pode aparecer com água vinda das encostas nesta altura do ano, de resto temos aqui uma mini pista muito interessante.
E é ao chegar ao Gradil que encontramos a melhor parte do percurso numa boa dezena de curvas apertadas e inclinadas num alcatrão exemplar a descer ou a subir conforme a direcção a que nos dirigimos.
Fica aqui a sugestão para uma visita à zona, onde poderão apreciar o mar azul da Ericeira com as suas praias, visitar o histórico Palácio Nacional de Mafra, fazer uma visita à Tapada Nacional de Mafra através do comboio, carro eléctrico ou até de charrete, degustar os mariscos de Ribamar ou um Hambuger XXXL na ericeira, mas nunca deixar de fazer a N9-2.
No mapa.
Sem comentários:
Enviar um comentário